Sobre Mim

Olá, meu nome é Fernando Roberto, sou programador C/C++ e atualmente trabalho desenvolvendo drivers para Windows.

Aprendi a programar aos treze anos de idade lendo o manual de BASIC de um CP200 que ganhei dos meus pais. Não gostava muito de jogar bola na rua e então eu ficava em casa enfiado em frente ao micro desde aquela época. Também aprontava das minhas desmontando coisas velhas e aproveitando suas pecinhas para montar tranqueiras com eletrônica. Nada muito complexo, apenas alguns LEDs, botões e motorezinhos para matar a vontade de brincar com ferro de solda e multímetro.

Enquanto a maioria dos meus amigos estudava Processamento de Dados, essa mistura de programação com eletrônica me fez optar por estudar Informática Industrial no colégio técnico. Aprendi a programar em C durante meu projetinho de formatura, onde implementamos um osciloscópio em um PC utilizando uma placa conversora Analógica/Digital. Fiz meu estágio em uma empresa que produzia seu próprio hardware. Acho que não pude começar em lugar melhor.

Comecei a estudar programação em baixo nível para Windows por simples hobby. Nunca pensei que um dia trabalharia com drivers no Brasil, mas quando comecei a utilizar o que aprendia nos livros, vi muita utilidade no assunto. Programar em C entre tantos programadores VB/SQL me deu gosto por aprender coisas diferentes, e por essa razão resolvi me especializar no Kernel do Windows.

Sou Engenheiro de Computação formado pela Universidade São Judas Tadeu. Um curso que lida não só com desenvolvimento de software, mas também com desenvolvimento de hardware. Assim, além de programar em C para Windows, também implemento circuitos, programo microcontroladores e VHDL. A soma dessas habilidades me permitiu fazer um belo trabalho de formatura. Quando me graduei, mais uma vez tive a sorte de fazer meu estágio em outra empresa que produzia seu próprio hardware.

Hoje trabalho na IBM no time global que envolve os Estados Unidos, India e Brasil no desenvolvimento do MVFS (Multi Version File System), o driver de file system parte de um produto chamado ClearCase. Sou um dos responsáveis pela versão Windows desse driver. A IBM é uma empresa muito grande, e por essa razão…

“As postagens neste site pertencem a mim e não necessariamente representam posicionamentos, estratégias ou opiniões da IBM”.

Nesse blog escrevo principalmente sobre desenvolvimento de drivers e outros softwares de baixo nível para Windows, mas os leitores não estarão livres de ver alguns “Off-Topics” sobre minha vida pessoal. A maioria dos posts têm o formato de tutorial, e o sucesso desse blog me trouxe a oportunidade de oferecer cursos sobre desenvolvimento de drivers para Windows.

Espero que apreciem. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica será muito bem vinda.
Até++!


Comments are closed.