1120 Alameda Orquidea, Atibaia, SP,  BRA

fernando@driverentry.com.br

Seminários OSR em casa

Se um dos problemas que impediam você de fazer um treinamento especializado em desenvolvimento de device drivers na OSR era o fato de ter medinho de voar, então seus pobremas se acabaram-se. A OSR, depois de anos e anos de experiência ensinando a escrever drivers, agora investe nos Webinars. Essa novidade já está anunciada desde o dia 4 de janeiro, mas ainda causa surpresa quando comento com algumas pessoas. Assim, resolvi colocar esse post e tentar repassar a novidade para mais pessoas de uma só vez.

 

Mais barato?

A vantagem financeira está no fato de evitar de comprar as passagens aéreas e pagar a hospedagem de uma semana nos Estados Unidos. Tá, tudo bem, não é você quem vai pagar mesmo, mas pense que nem todos trabalham em empresas multi-nacionais com milhares de dólares destinados a treinamentos de funcionários. Quando fiz o treinamento na OSR, tudo foi pago pela empresa onde eu trabalhava, mas se eu colocar tudo na ponta do lápis, foram cerca de R$13000 de investimento para participar de um seminario de U$2350, que na cotação de hoje seriam traduzidos em aproximadamente R$4143, ou seja, aproximadamente um terço do valor total. Isso pode simplesmente ser o fator que vai impedir você de fazer o treinamento. Então, você já pode ir correndo dizer pro papai e pra mamãe que eles agora têm mais poder aquisitivo para treinar você. Mas não três vezes mais. Pelo que me parece, os Webinars são relativamente mais caros que os seminários convecionais. O seminário que participei teve duração de 32 horas e abordava o desenvolvimento de drivers de File System (um assunto um cadim avançado), enquanto O primeiro webinar oferecido pela OSR fará uma rápida introdução ao WDF durante 20 horas pelo mesmo preço.

Outras vantagens

Um outro ponto bastante relevante é o fato de não ter que se ausentar de sua casa ou da empresa que você trabalha durante o seminário. Algumas das pessoas com quem conversei a respeito, me disseram que um grande problema é o fato de ter que sair de casa durante uma semana inteira. Alguns deles têm filhos pequenos ou outros tantos motivos que você pode imaginar, mas creio que o motivo mais comum que pode prender o profissional, são os intermináveis pepinos inadiáveis que só você pode resolver. Bom pelo menos este webinar é composto por 5 aulas de 4 horas. Isso permite que você cuide de sua pequena hortinha de pepinos enquanto participa dos treinamentos.

Não é apenas um ppt bem caro

Ao contrário do que se pode imaginar, os seminários serão interativos utilizando conexões de duas vias onde o participante poderá, além de receber todas as instruções ao vivo, fazer perguntas e ainda receber todo o material impresso como nos outros seminários. O interessado no webinar fará o download da ferramenta que estabelece a conexão e participará de uma sessão de 15 minutos para testar o computador que será usado nas sessões, e assim, certificar-se de que o participante não terá qualquer problema durante o treinamento.

Agora, se sua empresa não quiser mesmo pagar um treinamento pra você, já fica pelo menos mais fácil pagar por você mesmo e poder usar isso como uma nova estrelinha em seu currículo.
Até mais!

3 Responses

  1. Oi.
    Deixa eu te perguntar uma coisa que tenho curiosidade. Vi que drivers e serviços ficam na mesma chave de registro.
    Como eu consigo diferenciar o que é driver do que é serviço ?
    Vi que o Autoruns da SysInternal consegue diferenciar.
    Obrigado.

    1. Olá,

      Bem observado. Na verdade, drivers são serviços que rodam em Kernel mode, Dentro de cada chave de serviços, existe um valor de nome Type que nos dá esta informação através de uma máscara de bits conforme a tabela abaixo, extraida daqui.

      SERVICE_ADAPTER
      0x00000004

      SERVICE_FILE_SYSTEM_DRIVER
      0x00000002

      SERVICE_KERNEL_DRIVER
      0x00000001

      SERVICE_RECOGNIZER_DRIVER
      0x00000008

      SERVICE_WIN32_OWN_PROCESS
      0x00000010

      SERVICE_WIN32_SHARE_PROCESS
      0x00000020

      Mas se o seu objetivo é enumerar serviços e/ou drivers, sugiro que você utilize a API EnumServiceStatus ao invés de enumerar chaves no registro (se é que você pretendia fazê-lo). O primeiro parâmetro desta função seleciona o tipo de serviço que se deseja enumerar, cujos bits são diferentes da função anterior conforme segue abaixo.

      SERVICE_DRIVER
      0x0000000B

      SERVICE_WIN32
      0x00000030

      Em caso dúvida, é só entrar em contato.
      De nada! T+

Leave a Reply

Your email address will not be published.