Tirando o atraso :-P

5 de June de 2008 - Fernando Roberto

Mais uma vez fiquei sem postar por um longo tempo. Agora você deve estar pensando: “Lá vem ele com aquela ladainha de que não tem tempo, que tudo está difícil, que Deus não gosta dos programadores de Kernel e assim por diante”. Bom, vou pular essa parte de dar minhas desculpas e vou logo dizendo o que estive fazendo durante esse tempo.

Curso de Drivers para Windows

Bom deixe-me ver onde foi mesmo que eu parei. Meu último post foi durante o período em que eu estava dando um curso de desenvolvimento de drivers para uma turma fechada. O curso foi ministrado em cinco sábados de 8 horas cada. Não preciso dizer que isso me ocupou por um tempo. Tá tá tá, sem desculpas.

Quarto Encontro de Programadores de C/C++

No sábado subsequente ao final do curso, fui dar uma passeada neste evento. Deixaram a porta meio aberta e consegui entrar para dar uma espiada e falar um pouco sobre Arquitetura e Desenvolvimento de drivers para Windows com linguagem C. Confesso que o convite para participar deste evento foi uma surpresa para mim. Não sou um grande programador de C++, mas utilizo a linguagem C com classes como meu amigo Strauss gosta de dizer. Posso dizer que foi muito interessante poder participar desse evento de altíssimo nível técnico e ter a oportunidade de ver como a linguagem pode ser utilizada em diferentes cenários. Os slides da minha palestra estão disponíveis neste link.

De volta à Boston

Até parece que as coisas só acontecem aos sábados. De qualquer forma, no sábado subsequente ao encontro, embarquei em uma viajem de um mês para Boston. Da última vez que estive por lá foi para fazer um treinamento na OSR como descrevi neste post. Desta vez foi um programa de integração da IBM. Pude conhecer pessoalmente as pessoas com quem trabalho e que antes só conhecia por Web Conferência. Mais uma vez foi bem interessante e tentei aproveitar ao máximo. Fomos em dois brasileiros e um Indiano. Senti muita saudade do nosso cafézinho brasileiro. Nessa foto abaixo estão, da esquerda para a direita, David E. Jones (Gerente), Scott D. Hankin (Documentação), William C. Oliveira (Linux), William H. Taber (Linux), Mridula Muppana (Testes), Paul Ganshirt (Windows), Niraj Kumar (AIX), Kaveesh Mishra (Windows), Fernando Roberto (Windows) e Richard Kissel (AIX e Linux). Esta é apenas uma parte de todo o time de MVFS.


Não sabe o que é MVFS? É um File System que faz parte de um produto chamado ClearCase. Não conhece o ClearCase? Bom, além da Wikipedia, pude ter o prazer de esbarrar com uma observação sobre o ClearCase no livro de Rajeev Nagar. Este livro, como eu não me canso de dizer, ainda é a única referência respeitável sobre desenvolvimento de File Systems para Windows apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1997. Mas onde está o ClearCase nesta história? Bom, se você é doente como eu e tem esse livro, dê uma olhadinha no início do capítulo nove. Na primeira página deste capítulo você encontrará as seguintes passagens.


Isso é realmente muito legal! 🙂

Volta às aulas

Durante um mês inteiro após minha chegada de volta ao Brasil, dediquei algum tempo correndo atrás da matéria que perdi na faculdade. Pois é, ainda estou me graduando em Engenharia da Computação. Já estou trabalhando em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Meu TCC terá obrigatóriamente que ter um driver de Windows, é o mínimo que eu poderia fazer. Finalmente vou poder mostrar o que sei fazer aos meus amiguinhos de sala. Durante o curso, alguns amigos me perguntam com o quê eu trabalho, já que freqüentemente estou lendo grandes livros da Microsoft. Depois de tentar explicar das maneiras mais simples possíveis, desenhando ou mesmo usando fantoches, eles ainda ficam com aquela cara de interrogação. Bom, na hora que eu mostrar a tela azul, eles vão acabar entendendo.


Aproveitei o passeio nos Estados Unidos para comprar esse kit de desenvolvimento da ALTERA. Esse kit vai fazer parte do meu TCC e futuramente poderei utilizá-lo em meus cursos de desenvolvimento de drivers. Hoje conto apenas com as placas de treinamento da OSR, conforme já falei a respeito neste post. Diferente das placas da OSR, este kit pode ter seu hardware definido por uma linguagem chamada VHDL, e assim, poderei fazer com que a placa tenha os mais variados comportamentos e poderei ilustrar a construção de drivers de interface para cada situação. Essa placa custa em torno de R$ 1.700,00 aqui no Brasil, enquanto que paguei apenas US$ 150,00 lá. Praticamente veio no doce. Sabe quando íamos à padaria comprar aquela casquinha de sorvete que vem recheada com maria-mole, e enfiada nela vem um brinquedo. Então, foi quase a mesma coisa. Uma outra coisa interessante nesse kit, além do preço, é que é possível fazer interface USB e interface PCI. Isso vai ser bem divertido.

Seminário de Portabilidade e Performance

Neste último final de semana, participei de mais esse evento organizado pelo grupo de C/C++ Brasil. É impressionante ver como estes eventos estão trazendo cada vez mais gente. Bati algumas fotos, mas vou deixar os comentários por conta do meu amigo Lesma, que já fez um post muito legal à respeito.

De volta ao mundo dos bloggers, vou tentar não abandoná-los por tanto tempo. Desculpinhas à parte, num tá fáci não.

Até a próxima.

One Response to “Tirando o atraso :-P”

  1. Fábio says:

    Por que será que quando um nerd se veste fica parecendo um tiozão ou tiazona? =)
    Felizmente tivemos um representante nerd brasileiro que não parecia um tiozão.

Deixe um comentário