Sexto Encontro de Programadores C/C++

26 de February de 2010 - Fernando Roberto

Começo de ano é sempre a mesma correria. Depois que a gente começa a se acostumar com a idéia de que o feriadão de Natal e Ano Novo acabaram, logo vem o carnaval e desanda tudo. Aproveitei este início de ano para tirar merecidas férias, já que finalmente meu curso de Engenharia da Computação terminou. Como um belo start para minha reintegração à sociedade, nada melhor que uma viajem ao nordeste brasileiro. Semanas antes desta viajem fiquei sabendo do novo encontro da comunidade de programadores C/C++. Por causa da viagem eu perderia o evento.

Um mês se passou e semana passada vi que o evento foi adiado para o próximo dia seis de março. Muito boa notícia já que além de poder participar do evento também vou falar um pouquinho. Já participei de outro encontro de programadores e fiquei muito feliz de poder falar para tantas pessoas sobre esse assunto tão misterioso para muitos, que é o desenvolvimento de drivers para Windows.

Sob meu ponto de vista os resultados foram muito bons. A palestra deu uma introdução ao assunto de desenvolvimento de drivers e obviamente os 60 minutos de palestra não foram suficientes para explicar o assunto com detalhes, mas foi interessante mostrar a ponta do iceberg e poder responder a algumas perguntas dos presentes. Eu escrevi um post que comenta sobre o encontro, mas recomendo o post do meu amigo Lesma que ficou muito bom.

Lidando com Memória Virtual em Drivers

Bem, neste novo encontro não vou dar novamente uma introdução ao assunto, mas vou comentar sobre algumas carasterísticas e curiosidades sobre Memória Virtual no desenvolvimento de drivers. Entenda que não vou fazer um resumo do capítulo 9 do Windows Internals, “Memory Management” que fala sobre Page Table Entries e Working Sets, mas sim demonstrar que, diferentes de uma aplicação User-Mode, drivers precisam estar cientes dos conceitos fundamentais de memória virtual e paginação, controlando paginação de objetos e atendendo à requisítos de paginação de memória e espaço de endereçamento.

Os tópicos a serem discutidos na palestra serão os seguintes:

  • Overview de Memória Virtual e Paginação.
  • Operações de I/O e manipulação de Buffers.
  • Prioridade de thread e acesso à memória.
  • Pools de alocação, Tags e Quotas.
  • Evitando Fragmentação.
  • Drivers no caminho da paginação.
  • Controlando paginação de funções.
  • Obtendo endereços reais de memória.
  • Dispositivos de acesso direto à memória (DMA).
  • Recursos do Driver Verifier.
  • Hands on: Operações de memórias por drivers no WinDbg.
  • Dúvidas.

Esta é a página oficial do evento e as inscrições estão abertas. Até lá!

Download dos slides

2 Responses to “Sexto Encontro de Programadores C/C++”

  1. Renato says:

    Fernando,
    Tenho acompanhado seus brilhantes posts e fiquei realmente fascinado pelo conhecimento que tem tu tens sobre programação de drivers. Fico ansioso pelo próximo post, acesso este blog todos os dias em busca novidades. Pode acreditar ler o seu post é um prazer. Quem não conhece não sabe o que está perdendo ! Acredito que você tenha muitos projetos na sua vida profissional, mas já pensou em publicar um livro sobre drivers ? A primeira publicação de drivers em português, sem dúvida nenhuma, seria um bestseller. Em pouco tempo estaria em todos as livrarias do país. Pense sobre a questão. No mais, que Deus te abençõe e até o próximo post…

    Renato

    • Olá Renato,

      Sem dúvida isso está em meus planos. Você não é a primeira pessoa que me diz isso. Ainda estou tentando colocar meu pezinho no chão depois da faculdade. Estou no meio de uma migração de blog, compondo um curso de desenvolvimento de drivers para Windows CE, sem falar nos projetos pessoais.

      Escrever um livro está em meus planos, mas não quero que seja mais um livro lotado de termos técnicos formais que levam muitos leitores a lerem centenas de páginas com pura teoria sem colocar a mão na massa. Quero produzir algo que o leitor ainda tenha que suportar minha piadinhas sem graça enquanto produz seu próprio driver, fazendo do livro uma leitura agradável e não uma tortura. Vamos ver no que isso vai dar.

      De qualquer forma valeu pelo seu comentário. Vou me esforçar para produzir um novo post assim que possível.

      Um abraço.

Deixe um comentário