Archive for August, 2008

Recife Office

24 de August de 2008

Pode uma pessoa trabalhar do outro lado do país e ainda assim dar um curso de Drivers para Windows? A resposta para essa pergunta é: “Depende se essa pessoa é Home suficiente para isso”. O fato de ter recebido a oportunidade de trabalhar em casa me abriu a grande flexibilidade de poder trabalhar fora de casa. Trabalhar pela Internet não significa necessariamente trabalhar em casa.

Fui convidado a ministrar o curso de Drivers em um centro de estudos que fica em Recife – PE. Eu nunca poderia aceitar um convite desses em condições normais de temperatura e pressão, já que trabalho regularmente em uma empresa em São Paulo, e como se não bastasse, ainda estou me graduando em Engenharia da Computação no período noturno. Mas agora que virei Home, as coisas são diferentes. Aproveitando o período de férias da universidade, fui fazer meu Home Office em Recife e dar o curso durante o período noturno.

Uma empresa multi-nacional do ramo de eletrônicos contratou os serviços deste centro de estudo para o desenvolvimento e manutenção dos drivers que se comunicariam via USB com telefones celulares. O driver original foi escrito por ninguém menos que Walter Oney. Fiquei com a missão de ensinar o caminho das telas azuis para este grupo de 10 alunos, minha maior turma até agora. Quantas pessoas que trabalham com drivers você conhece? O número de alunos não foi problema em momento algum, pensei que seria mais difícil gerenciar isso. Todos interessados, esforçados e com vontade de aprender. Difícil mesmo foi ter que ficar duas semanas inteiras hospedado em um Hotel à beira-mar na praia de Boa Viagem e não poder dar um único mergulho (A primeira foto deste post foi tirada da janela do hotel). Um dos motivos é a constante presença de tubarões nas praias Pernambucanas, com algumas exceções. Outro fato foi a carga horária que foi adotada. Um curso básico de drivers é normalmente ministrado em 40 horas, o que é perfeito para duas semanas, sendo 10 aulas de 4 horas. Mas neste caso havia a necessidade de uma especialização em dispositivos USB. Isso nos tomou dois sábados, meio domingo e muita energia. Um curso de três semanas foi dado em duas. Não sei se foi o mais produtivo, mas minha agenda não me permitiu o luxo de descansar aos finais de semana.

Uma pergunta freqüente em meu blog é “Quando será formada a próxima turma?”. No começo desse ano eu imaginei poder montar uma turma aberta durante o período de férias, mas a correria que veio em seguida, acentuada com pela minha viagem, não permitiu que eu me organizasse com relação a infra-estrutura e divulgação. O curso destas férias não existiria, mas no caso de Recife, já havia uma turma fechada e a disponibilidade dos recursos oferecidos por eles. A pergunta ainda persiste e a resposta agora será que estou me organizando para montar uma turma aberta para o início de Janeiro. Obviamente vou publicar qualquer novidade referente a isso aqui no blog, mas gostaria de já ter uma noção dos recursos que terei que reservar para isso. Assim, se você tem interesse de participar dessa turma, me envie um e-mail sem compromisso ou deixe um comentário neste post. Meu endereço de e-mail que ninguém encontra, fica na página apontada por este link, que é a página do meu perfil do blogger.

Até mais…