1120 Alameda Orquidea, Atibaia, SP,  BRA

fernando@driverentry.com.br

Step into Kernel (VMware 7+WinDbg)

12 Comments

A primeira impressão, que alguns leitores mais antigos podem estar tendo agora, é a de que eu estou ficando realmente sem tempo de escrever novos posts, e por isso, esse novo post seria apenas uma repetição do post Step into Kernel (WMware+WinDbg). Na verdade estou tão surpreso quanto alguns de vocês. Neste post vou falar…

Mapeando Arquivos em Memória

2 Comments

Depois de ilustrar algumas das características do Memory Manager sendo um provedor de serviços ao Cache Manager no post anterior, hoje vou demonstrar que meras aplicações User-Mode também podem utilizar tais serviços. Mapeando arquivos em memória a aplicação ganha um intervalo de endereços virtuais que contém o conteúdo do arquivo. O acesso ao conteúdo do…

Levando a tela azul pra casa

2 Comments

Nada melhor que uma bela choraderia para começar este post. Meu rítmo está baixo por conta da universidade estar sugando todas as minhas energias vitais. Se você tem acompanhado meu blog nos últimos posts, já sabe do que estou falando. No meu tempo livre estive correndo com meu projeto, meu estágio e meu emprego. Meu…

Step into Kernel (Firewire)

2 Comments

Já sei! Seu computador de teste não tem porta serial e você precisa fazer debug de Kernel nele. Creio que depois da porta serial, a maneira mais utilizada para depurar o Kernel do Windows seja utilizando uma interface firewire. Ainda existe a opção de se fazer o debug de Kernel utilizando USB 2.0, mas isso…

Step into Kernel (Vista + USB2)

0 Comment

Como assim eu não gosto de tela azul?

4 Comments

Não que eu morra de alegria toda vez que vejo uma. Tela azul é um sinal de que algo errado aconteceu, mas melhor você tê-la visto que um cliente seu ligar dizendo que viu uma. Por isso, precisamos fazer a maior força para que elas aconteçam. Já vi programadores fugirem da tela azul tentando se…

Debug ou falha de segurança?

2 Comments

A um tempo atrás, escrevi um post que fala sobre como substituir drivers defeituosos utilizando o WinDbg. Uma técnica excelente para substituir drivers, que por algum problema, impedem a máquina de iniciar. Mas para conseguir desfrutar de toda essa facilidade, é necessário que haja uma conexão do sistema com o Kernel Debugging. Isso nos leva…

Debug de Emergência

0 Comment

De repente tela azul. Isso mesmo, aquele seu driver que você já não via o fonte a muito tempo, que era o seu modelo de driver estável, quando foi instalado na máquina do presidente da empresa que você trabalha, resolveu se vingar e dar uma tela azul logo na inicialização do sistema. Ou seja, a…

Bug em meu driver de Boot. Já posso formatar?

2 Comments

Escrever drivers é uma tarefa que deve ser feita com um pouco de cuidado. Afinal, qualquer situação mal resolvida entre o seu código e o sistema operacional resultará em uma bela tela azul. Mas para tudo tem remédio nessa vida e felizmente Deus criou o depurador para enfrentar essas situações. Encontrando o problema, é só…

Step into Kernel (VmWare+WinDbg)

7 Comments

Agora chega de papinho furado e vamos ao que realmente interessa. Falando sobre Kernel Debugging, já escrevi um post descrevendo os passos necessários para fazer Kernel Debugging com o WinDbg utilizando duas máquinas e um cabo serial. Mas ter duas máquinas dedicadas a essa prática é um luxo que nem todos têm. Assim, em outro…