fernando@driverentry.com.br

Mapeando Arquivos em Memória

2 Comments

Depois de ilustrar algumas das características do Memory Manager sendo um provedor de serviços ao Cache Manager no post anterior, hoje vou demonstrar que meras aplicações User-Mode também podem utilizar tais serviços. Mapeando arquivos em memória a aplicação ganha um intervalo de endereços virtuais que contém o conteúdo do arquivo. O acesso ao conteúdo do…

Enumerando dispositivos

2 Comments

Dentre minhas tarefas atuais, estava a de ler as amostras de um giroscópio utilizando uma porta serial e gerar um arquivo com elas. Este arquivo seria lido por um driver semelhante ao demonstrado no post anterior a este. No datasheet do giroscópio há uma descrição do protocolo, sem falar do exemplo feito em Visual Basic…

Uma pitada de Memória Virtual

9 Comments

Agora vamos deixar de conversinha mole e vamos logo ao que interessa. O exemplo que descrevi em outro post mostra como implementar um driver bem simples que armazena uma lista de strings que são enviadas ao driver através de operações de escrita (WriteFile), e as mesmas strings são retornadas em subseqüentes operações de leitura (ReadFile)….

Personal Gina Tabajara

0 Comment

Em conseqüência à volta às aulas na faculdade, meu tempo para escrever posts já diminuiu, e mais uma vez, vocês vão ter que tolerar um post que não fala nada sobre drivers. Na verdade, foi enquanto eu escrevia um post sobre drivers que escrevi esta Gina de exemplo. Mas depois de ouvir meus amigos, Lesma…

Prog2Svc – Serviço sem trabalho

27 Comments

Hoje em dia, por mais contraditório que pareça, fazer um serviço não requer muito trabalho. Alguns cliques com o Wizard do Visual Studio 2005 e pronto, já teremos uma aplicação ATL capaz de fornecer interfaces COM e que seja de fato um serviço do Windows. Neste post vou falar sobre uma pequena ferramenta que estou…